Tudo que aprendemos vem de uma experiência. Algumas viagens que você fez, por exemplo, podem ter sido jornadas de aprendizagem maravilhosas, enquanto outras foram péssimas. Alguns treinamentos podem ter sido super produtivos, enquanto outros podem ter sido uma perda de tempo. Você deve estar se perguntando: que tipo de experiência faz o aprendiz querer aprender? Como você pode desenhar uma experiência assim? A resposta está no Design de Experiências de Aprendizagem.
O que é Design de Experiências de Aprendizagem?
“Design de Experiências de Aprendizagem é o processo de criar experiências de aprendizagem que permitem que o aprendiz a atinja seus objetivos de uma forma centrada no ser humano e orientada a resultados.” – Niels Floor
“Design de Experiências de Aprendizagem é o processo criativo de desenhar experiências humanizadas que despertem a vontade de aprender e provoquem transformações nos seres humanos envolvidos” – Sophia Leal
O LXD é composto de 3 partes principais: design, experiências e aprendizagem. Para entender melhor, vamos por partes:
Design
Design de Experiências de Aprendizagem é uma disciplina do design. Portanto, o desafio é pensar e executar como um designer. Isso significa usar métodos e princípios do design, como:
Design de Experiências de Aprendizagem não é um exercício que tem um passo a passo, mas um é processo criativo e interativo.
Experiências
Criar uma experiência de aprendizagem não quer dizer selecionar livros, plataformas ou conteúdos. Esses são apenas elementos dentro de uma experiência. Uma experiência pode ser qualquer situação que leve algum tempo e deixe alguma impressão. Isso significa que não precisa ser uma experiência formal na escola, pode acontecer em qualquer lugar: em casa, no escritório ou até na natureza.
Aprendizagem
A experiência que você desenha tem um propósito claro de gerar aprendizagem. O foco não é em lecionar, dar instrução ou treinar, e sim no aprendiz e o que ele experimenta. Pra isso, você precisa entender porquê e como as pessoas aprendem. Assim, você consegue criar uma experiência efetiva.
No fim das contas, você precisa combinar:
É por isso que, ao desenhar uma experiência de aprendizagem, você não começa pensando em qual conteúdo vai ministrar, e sim em qual ser humano quer tocar. Para desenhar uma experiência, você pode se basear em alguns recursos disponíveis pra facilitar o caminho:
E, tcharam! Assim você entra no mundo do Design de Experiências de Aprendizagem!
Artigo baseado no vídeo This is Learning Experience Design, Shapers.